sexta-feira, 29 de junho de 2007

29 DE JUNHO - SÃO PEDRO E SÃO PAULO


Comemoramos no dia 29 de Junho o dia dedicado ao príncipe dos Apóstolos e primeiro Papa da Igreja, São Pedro. Esta festa foi instituída por volta do século IV, antes mesmo de ser definida a data atual do natal. Ele era um pescador, e seu nome originalmente era Simão, filho de Jonas e irmão de André. Mas Jesus mudou-lhe o nome para Pedro que significa pedra, pois ele seria a rocha forte sobre a qual Jesus edificaria sua Igreja. Por isso comprovadamente ele foi o primeiro Papa da Igreja Católica Apostólica Romana tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.
PEDRO, o apóstolo – pescador do Lago de Genezareth, cativa seus devotos por sua história pessoal. Homem de origem humilde, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Atendeu ao chamado do próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro.
Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade.
Pregou no dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo, atendendo ao próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como Seu Senhor, Jesus Cristo.Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, considerado a fonte de informações, para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.

PAULO, que tinha como nome antes da conversão, Saulo ou Saul, era natural de Tarso, da Sicília, por volta do ano 10 da Era Cristã. Além de ser Judeiu, era também cidadão romano. Educado conforme a doutrina dos fariseus, "aos pés de Gamaliel", um dos grandes Mestres da Lei da época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles. Destacou-se como um implacável perseguidor das primeiras comunidades cristãs. Foi conivente com o assassinato de Santo Estevão. Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o derrubou do cavalo, transformando-o de cruel perseguidor dos cristãos em ardoroso apóstolo dos gentios. Recebeu o Batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades, viajando por todo o mundo, tendo percorrido a Ásia Menor, a Grécia e Roma, anunciando o Evangelho de Jesus Cristo. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.Era o mais culto dos apóstolos. Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".

Ambos são considerados os pilares que sustentam a Igreja, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários, sendo glorificados com a coroa do martírio, no final, como testemunhas do Mestre Jesus.

Nenhum comentário: