sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Equilíbrio - paz e harmonia através da Ikebana

Equilíbrio, Paz e Harmonia
Através da Ikebana


Conheça mais sobre ikebana, uma forma de arte que utiliza flores como matéria-prima
(Reportagem: Francine Shimizu - Fotos: Bia Sato/Divulgação)


A arte milenar japonesa une harmonia, flores e elementos do budismo, traz paz interior e expressa imensa alegria àqueles que a praticam ou a contemplam.

Ikebana em japonês significa "dar mais vida à flor" e esta é a principal preocupação do praticante ao realizá-la. O termo surgiu no século XVI, quando os arranjos passaram a enfeitar os ambientes onde se fazia o Chadô (cerimônia do chá) , mas bem antes disso os japoneses já tinham o costume de oferecer flores aos deuses e antepassados.


Na ikebana, procura-se retratar o equilíbrio existente no universo, unindo o céu (Shin), o homem (Soe) e a terra (Tai ou Hikae) dentro de um mesmo arranjo. No Japão existem mais de 3 mil escolas com linhas de ensino diferentes de ikebana, mas todas partem deste mesmo princípio de harmonia entre os três elementos que compõem o universo.

"A filosofia é a mesma, só a técnica e a didática de ensino é que mudam, pois a ikebana tem uma única linguagem, assim como outras artes. A diferença é que utilizamos matéria-prima natural, que tem mais energia", explica Emiko Miji Ide, professora da Aliança Cultural Brasil-Japão.

A arte também se diferencia dos arranjos florais comuns. Neles, só se valoriza o volume e a quantidade de flores, além de várias plantas serem descartadas caso estejam tortas, como se tivessem crescido de forma errada. A sensibilidade do praticante de ikebana o faz reagir de outra forma. "Se um galho está torto, você tem que valorizar aquilo como movimento, mesmo porque na natureza nada é estático. Nós valorizamos aquilo que a natureza ofereceu e fazemos uma obra de arte", ressalta Emiko.

Esse respeito pela vida das plantas traz resultados excelentes e os arranjos chegam a viver mais tempo. Além disso, cada ikebana tem o toque pessoal do artista, por trabalhar com sentimento interiores. O praticante isola-se dos problemas externos, o que tem levado muitas pessoas a procurarem a arte para fugir do estresse. Adriana Nakata começou a praticar ikebana após perder um emprego no qual estava há dez anos. "Na época, eu estava saindo de um período bem difícil de depressão e buscando um novo sentido para a vida. A ikebana me proporcionou o contato com a cultura japonesa e com a natureza, enquanto mexer com as flores trouxe tranqüilidade e paz", afirma.

A professora Emiko também ressalta que a arte faz diferença na vida de seus alunos. "A minha maior satisfação dando aulas é perceber como as pessoas saem de lá tranqüilas, como numa terapia. É como se elas encontrassem seu caminho através das flores.

Nenhum comentário: