terça-feira, 7 de agosto de 2007

07 DE AGOSTO - FESTA DA CARPIÇÃO

O Dia da Carpição é uma manifestação de catolicismo popular não reconhecida pela Igreja Católica, em que os populares procuram curar seus males carregando um punhado de terra.
Originalmente, o poder da cura pela terra era utilizado pelas pessoas, segurando um pouco de terra bruta com as mãos sobre a parte do corpo que estava enferma. A pessoa andava uma distância muito maior que hoje, mas dizem que se curava. Alguns chegavam a agradecer graças alcançadas pelos seus animais, trazendo-os para carregar um pouco de terra também. Hoje em dia, as pessoas já cumprem o ritual mais como uma demonstração de fé religiosa, passando por penitência e sacrifício, para cumprir suas promessas feitas a Nossa Senhora dos Remédios.
Numa demonstração de fé, o ritual consiste em ir ao Bairro dos Remédios, próximo à Capela de Nossa Senhora dos Remédios, no dia 15 de agosto (ou primeira segunda-feira de agosto, como opção), carregar um lenço ou uma pequena sacola com terra (antigamente se limpava um terreno próximo, tirando o mato = carpir) por cerca de 100 metros, ainda colocado sobre a parte enferma do corpo, e por 3 viagens, levar a terra até os pés do cruzeiro na frente da capela e despeja-la no local. Durante o percurso rezam aves-marias, pais-nossos, terços e outras orações populares. Essa rotina segue por todo o dia, sem horário fixo, até mesmo à noite. Depois da caminhada, o fiel vai à capela e reza um terço.
Este costume que vem sendo passado de pais para filhos a pelo menos 3 gerações. Alguns moradores mais antigos, seguem o ritual mesmo sem ter promessa para pagar, por pura gratidão. Há também alguns que pagam promessa pelos que não puderam comparecer.

Nenhum comentário: