sexta-feira, 20 de julho de 2007

ELIAS, O PROFETA!


O Profeta Elias aparece nas Sagradas Escrituras como o "Homem de Deus", que caminha na presença do Senhor e que, abrasado de zelo, luta pela defesa do culto do Deus único e verdadeiro. Defendeu os direitos de Deus num desafio público, realizado no Monte Carmelo entre ele e os sacerdotes de Baal. No Monte Horeb entregou-se à íntima experiência do Deus Vivo: nele se inspiraram os primeiros eremitas (frades carmelitas)que, por volta do final do século XII, iniciaram no Monte Carmelo um novo estilo de vida, que originou a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo; e assim o Profeta Elias é considerado o Fundador Ideal da Ordem do Carmo.
Porém a função essencial de Elias é a de precursor do Messias. Esta crença se fundamenta na profecia de Malaquias (3,23-24), que há muito tempo era entendida neste sentido. Esta crença era comum entre o povo no tempo de Jesus, como o demonstram as numerosas perguntas sobre a vinda de Elias. É estranho que os apócrifos não contenham nenhuma predição sobre a função do precursor: unicamente se diz que então aparecerão os homens que estavam mortos.
A tradição rabínica, pelo contrário, atribui a Elias uma atividade considerável nos primeiros atos da restauração.
Para os judeus, Elias não é um personagem do passado: está presente e acompanha Israel em seu longo e penoso peregrinar; está vivo na piedade judaica individual, como o mais próximo e familiar dos protetores celestiais. No rito da circuncisão, ainda hoje em dia, se deixa sempre um lugar vazio: é o lugar de Elias.

Nenhum comentário: