segunda-feira, 16 de julho de 2007

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇÚ




Santos Dumont conheceu a região das cataratas em 1916. Conta-se que, chocado por ser ela priedade privada, colocou toda sua autoridade de cientista e inventor a fim de transformá-la em patrimônio nacional. A vontade do pai da aviação concretizou-se, pois em 1939 foi criado o Parque Nacional do Iguaçu e, em 1986, a ONU, através da UNESCO, declarou o ecossistema como Patrimônio Natural da Humanidade. Em homenagem a ele, há uma estátua na entrada do Parque.
O Parque Nacional do Iguaçu é dono de uma flora rica, com 3 diferentes formações vegetais: a floresta estacional semidecidual, a floresta de ombrófila e a vegetação que cresce ao longo dos cursos de água.
A fauna também é bastante diversificada, com muitas espécies, entre elas a onça-pintada e o tucano. Durante os passeios, não é difícil ver os simpáticos quatis perambulando para lá e para cá. Uma questão polêmica está ameaçando o equilíbrio desse ecossistema tão importante. Em 1997, moradores dos municípios vizinhos invadiram o parque para reabrir ilegalmente a antiga estrada do Colono. Agora eles cobram até pedágio para passagem de carros. Essa estrada, aberta em 1953, atravessa o parque por 18km, ligando o município de Capanema à BR-135. Em 1986 ela foi fechada por ocasião da declaração do parque como Patrimônio Natural da Humanidade. Ecologistas afirmam que a estrada pode trazer muitos problemas, como atropelamento de animais, a presença de contrabandistas e caçadores de animais, entre outros

Nenhum comentário: